Basquete de Roraima usa o torneio na Argentina como intercâmbio cultural e esportivo

Uma equipe mista de atletas brasileiros e venezuelanos enfrentou equipes da Argentina, que tem as melhores instalações da América do Sul. O objetivo foi promover o intercâmbio cultural e incentivar a prática do basquete em Roraima

O time de basquete Boa Vista Basketball (BVB), formado por Roraima e atletas venezuelanos, disputou o 14º Encontro de Minibasquete Peñarol em Mar del Plata, Argentina, entre os dias 4 e 6 de novembro. A equipe de Roraima disputou as categorias sub-12 e sub-14 contra equipes do país anfitrião e do Uruguai. 

O objetivo da visita dos atletas foi promover o intercâmbio cultural e a prática de esportes.

O evento local, que aconteceu há 14 anos, é considerado um dos maiores da América nesse segmento. É realizado anualmente e já recebeu grandes nomes do basquete argentino, considerado um dos mais fortes da América do Sul.

Fundador comentou sobre o evento 

Idio Garcia, fundador e assistente técnico do BVB, conta que o clube está há sete anos focando nas categorias de base do basquete em Roraima. Para ele, a disputa por campeonatos desse nível é fundamental para o desenvolvimento pessoal dos jogadores.

“Para nossos atletas, foi uma oportunidade única de visualizar o problema de implantação que existe nas equipes de base da Argentina e de outros países. Isso permitiu que nosso atleta soubesse que pode melhorar e chegar onde pretende, bastando ter objetivos e levar a sério o desenvolvimento esportivo.” Disse o técnico.

Incentivo esportivo

A delegação contou com 29 pessoas, das quais 12 eram atletas. Os jogadores que não tinham condições de pagar a viagem foram ajudados por ex-atletas do clube e entusiastas do esporte que tornaram possível o sonho dos meninos.

Após a primeira partida, o assistente técnico disse ao GE que o BVB planeja participar do evento em edições futuras e já está se preparando para a edição de 2023. “Leve atletas de 12 a 14 anos do norte do Brasil para uma cultura e clima completamente diferentes, confraternize com estrangeiros e conheça uma cidade diferente daquela em que estão acostumados. O esporte deve contribuir tanto culturalmente quanto educacionalmente e mobilizar experiências.” Concluiu o treinador.

PUBLICIDADE

onde assistir em hd grátis

Assine e recebe no seu email onde assistir os jogos grátis.