O Campeonato Brasileiro vai chegando em sua reta final e os olhos estão voltados para as duas extremidades da tabela. Ou seja, para cima onde vamos saber quem pode ser declarado o campeão, além dos times que vão compor os classificados para a Libertadores de 2023.
Por outro lado, na outra ponta da tabela, a de baixo, também gera muita expectativa para saber quais são os times que devem ser rebaixados. Dessa forma, disputará a temida Segundona em 2023. Vale destacar que existem 2 gigantes do futebol brasileiro que estão com sério risco de tropeçar: Botafogo e São Paulo.
Botafogo acabou de retornar da série B por isso a torcida já começa a se preocupar
O Botafogo segue fazendo uma campanha abaixo das expectativas para sua torcida, que ficou eufórica após o time se tornar uma SAF. Contudo, com apenas 27 pontos o time está na décima quarta posição. Além disso, vale frisar que o Fogão está com uma diferença de apenas 2 pontos acima do primeiro time rebaixado, o Cuiabá que soma 25 pontos na décima sétima posição.
O fantasma do rebaixamento assusta o Botafogo porque o time acabou de voltar da série B. Pois disputou a Segundona em 2021 retornando este ano, por isso um novo rebaixamento seria um duro golpe para a torcida alvinegra que já começa protestos nas arquibancadas e até mesmo no CT do Clube.
São Paulo nunca foi rebaixado, mas campanha atual faz torcida sentir calafrios
O Tricolor vem fazendo uma campanha interessante na Copa do Brasil, pois está na fase semifinal e também na Sul-Americana, onde também chegou na fase semifinal. Entretanto, no Brasileirão o time está deixando a desejar. Afinal, são 29 pontos na décima terceira posição e apenas 4 de diferença para o primeiro time na zona tenebrosa.
O São Paulo pode se vangloriar de ser um dos poucos times que nunca foram rebaixados. Os outros são o Flamengo e o Santos. Contudo, o time deve ficar de olhos bem abertos, afinal qualquer tropeço pode colocar o time na beira do “abismo”.
Quem são os atuais times na zona do rebaixamento
Enquanto os gigantes São Paulo e Botafogo se assustam apenas por estar próximos da zona da degola, outros times tem situação mais assustadora. è o caso de Cuiabá que está na décima sétima posição com apenas 25 pontos. Por conseguinte, o outro é o Avaí que subiu este ano, e se encontra na décima oitava posição com apenas 23 pontos.
Por fim, ainda temos o Atlético Goianiense com apenas 22 pontos na vice-lanterna e o Juventude com 17 pontos em 24 jogos na última posição. Ou seja, as últimas rodadas do Brasileirão serão verdadeiras decisões para os times da zona do rebaixamento e para os gigantes que estão próximos dela.