A fase do Cruzeiro realmente parece ter virado com a chegada de Ronaldo Fenômeno. Afinal o time começou a ganhar e não parou mais, culminando com o título da série B do Brasileirão. Além disso, com a conquista do título da Série B, a Raposa garantiu uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2023.
Ou seja, é mais um “prêmio” dado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao campeão da série B do Brasileirão. A saber, este “prêmio extra” já havia sido dado em temporadas anteriores a outros campeões da Segundona, por isso, além do acesso o Cabuloso queria e conseguiu o título nacional.
Em 2022, 12 times entraram na disputa da Copa do Brasil já na terceira fase
Confira como foi a classificação dos times na terceira fase da Copa do Brasil de 2022. Vale destacar que além do campeão da série B do ano anterior, outras equipes também são premiadas com a classificação para esta fase da competição.
- Representantes brasileiros na Copa Libertadores: Palmeiras, Atlético, Flamengo, Fluminense, América, Fortaleza, Red Bull Bragantino, Corinthians e Athletico-PR
- Campeão da Copa do Nordeste: Bahia
- Campeão da Série B: Botafogo
- Campeão da Copa Verde: Remo
Dessa forma, para a temporada de 2023, o Cruzeiro é o terceiro clube já garantido na terceira fase. Pois antes, Palmeiras (matematicamente classificado à Libertadores via Campeonato Brasileiro) e o Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste) já haviam assegurado suas vagas.
Em conclusão, vale destacar que além da importância esportiva, os clubes disputarem a terceira fase da Copa do Brasil de 2022 garantiu a todos os 32 times uma premiação de R $1,9 milhão. Entretanto, a CBF ainda não revelou o valor que distribuirá na temporada de 2023.