Na abertura da Copa do Mundo 2022, o Equador não teve nenhuma dificuldade para vencer o dono da casa Qatar por 2 a 0, neste domingo (20), no Estádio Al-Bayt, em Al-Khor, na região metropolitana de Doha. Vale destacar que o atacante Enner Valencia foi a grande estrela do jogo, marcando dois gols e ainda tendo um 3º anulado pelo sistema de impedimento semi-automático da Fifa.
Vale frisar que o artilheiro de 33 anos e que joga no Fenerbahce, da Turquia, abriu o placar aos 16 minutos do 1º tempo, cobrando pênalti que ele mesmo sofreu. Na cobrança, Valencia demonstrou enorme categoria e só deslocou o goleiro Al-Sheeb com um toque sutil, deixando o arqueiro sem reação.
Ampliação ainda no primeiro tempo
Vale informar ainda qu e alguns minutos depois do gol, Enner recebeu excelente cruzamento da direita e acertou uma cabeçada perfeita, no cantinho, para ampliar. O 2 a 0 foi o suficiente para deixar a seleção do Equador satisfeita. Afinal, no 2º tempo, o time sul-americano treinado pelo argentino Gustavo Alfaro recuou se poupando para segurar o placar até o final do jogo.
A vitória foi tão tranquila que os torcedores da equipe equatoriana terminaram a partida cantando “olé” a cada toque na bola. Por outro lado, o Qatar, demonstrou toda sua fragilidade e terminou o jogo sem finalizar certo no gol. As cinco finalizações foram todas para fora.
Por fim, para piorar, a nação do Oriente Médio se tornou a 1ª anfitriã a ser derrotada em seu jogo de estreia em toda a história das Copas do Mundo – esta é a 22ª edição, com a primeira tendo sido em 1930. O destaque do jogo, Enner Valencia fez uma grande partida e escreveu seu nome com ainda mais destaque na história do futebol equatoriano.