Atualmente o Brasil lidera como o país com mais cinturões do UFC. A saber, são quatro no total, divididas entre Alex Poatan (peso médio), Deiveson Figueiredo (peso mosca) e Amanda Nunes (peso galo e pena feminino).
A vitória de Alex Poatan sobre o nigeriano Israel Adesanya, no último sábado (12), pelo UFC 281, em Nova York (EUA), pelo título dos médios deu ao Brasil uma chance ainda maior de liderar os países com mais cinturões da organização: quatro no total.
Além de Poatan, o cinturão do UFC é ocupado pelas brasileiras Deiveson Figueiredo (peso-mosca) e Amanda Nunes (feminino no peso-galo e no peso-pena).
Deiveson colocará seu título em jogo no dia 21 de janeiro, no UFC 283, no Rio de Janeiro, contra o mexicano Brandon Moreno. O histórico do confronto até aqui significa uma vitória para os dois lados e um empate.
Amanda Nunes é representante feminina no seleto grupo
Amanda Nunes conquistou novamente o cinturão peso-galo ao derrotar Julianna Peña no UFC 277, em julho. Na ocasião, o brasileiro recuperou o cinturão de Peña em revanche entre eles. No peso pena, Amanda lutou pela última vez em 2021, quando derrotou Megan Anderson.
Glover Teixeira pode ser o próximo brasileiro da lista. No dia 10 de dezembro, em confronto válido pelo UFC 282, ele enfrentará o tcheco Jiří Procházka na revanche pelo cinturão dos meio-pesados.
Atuais campeões do UFC e seus países:
– Masculino
- Peso-mosca: Deiveson Figueiredo (Brasil)
- Peso-galo: Aljamain Sterling (Estados Unidos)
- Peso-pena: Alexander Volkanovski (Austrália)
- Peso-leve: Islam Makhachev (Rússia)
- Peso-meio-médio: Leon Edwards (Inglaterra/Jamaica)
- Peso-médio: Alex Poatan (Brasil)
- Peso-meio-pesado: Jiri Prochazka (República Tcheca)
- Peso-pesado: Francis Ngannou (Camarões)
– Feminino
- Peso-palha: Zhang Weili (China)
- Peso-mosca: Valentina Shevchenko (Quirguistão)
- Peso-galo: Amanda Nunes (Brasil)
- Peso-pena: Amanda Nunes (Brasil)