Na temporada 2023, a Lusa volta à primeira divisão do Campeonato Paulista, que começa no dia 15.
A largada do Paulistão 2023 acontece nesta terça-feira (1º) a partir das 12h30 (horário do Brasil) ao vivo da R7 e uma das grandes novidades do campeonato é a volta do tradicional time paulista: Portugal.
O clube garantiu acesso à elite do futebol gaúcho neste mês de abril após empate em 1 a 1 com o Rio Claro no tradicional Canindé e é um dos 16 times que disputarão o Campeonato Paulista em 2023.
Confira as equipes que disputam o Paulistão 2023:
- Água Santa
- Botafogo
- Corinthians
- Ferroviária
- Guarani
- Inter de Limeira
- Ituano
- Mirassol
- Palmeiras
- Portuguesa
- RB Bragantino
- Santo André
- Santos
- São Bento
- São Bernardo
- São Paulo
A Portuguesa foi rebaixada para a Série A2 do Paulistão em 2015. Naquela temporada, o clube estava no Grupo C, junto com Palmeiras, Botafogo SP, Linense e Marília, terminando em penúltimo na fase de grupos com 13 pontos. Em 13 jogos disputados, a equipe do ex-técnico Aílton Silva venceu apenas duas partidas, empatou em sete e perdeu seis vezes.
No ano seguinte, no Campeonato Paulista A2 de 2016, a Portuguesa terminou o torneio no meio da tabela em 13º lugar, não conseguindo se classificar para as quartas de final. Em 2017, repetiu a colocação e permaneceu na Série A2. Em 2018 e 2019, a Lusa não chegou perto de se classificar para as fases finais, mas em 2020 chegou às quartas de final, quando foi eliminada pelo XV de Piracicaba.
A temporada que garantiu o retorno de Fabulosa à elite do futebol paulista em 2022 foi repleta de vitórias. Em 15 jogos disputados, o clube venceu nove partidas, empatou cinco e sofreu apenas uma derrota. Mais de 13 mil torcedores compareceram ao Estádio Canindé para a final do torneio contra o São Bento – que também garantiu vaga no Paulistão 2023.
Além da Lusa, São Bento também é novidade na A1
De forma heroica, após apenas um ano de rebaixamento, o São Bento ganhou acesso e disputará a Série A1 do Paulistão 2023. Bentão buscou empate nos acréscimos com o Oeste e nos pênaltis, o goleiro Zé Carlos brilhou, defendendo três ataques e garantindo o Azulão O lugar do Sorocabano na elite do futebol paulista.
O São Bento entra na primeira divisão carregado com a contratação do histórico técnico Paulo Roberto Santos. Sob a orientação do treinador, a equipe conquistou cinco acessos e teve as melhores campanhas da história do clube. Permanecer na primeira divisão é um desafio, mas espera-se que repitamos o padrão de sucesso nesta temporada com um treinador que já levou a equipe a seis edições da Série A.