Na partida entre Portugal x Uruguai, vencida pelos portugueses, o primeiro gol foi marcado após um cruzamento de Bruno Fernandes e supostamente desviado para o gol por Cristiano Ronaldo. Contudo, o chip colocado na bola pelo fabricante garante que Cristiano não tocou na bola.
Por outro lado, o astro português afirmou a jornalista que tocou na bola, mas o fabricante da bola garantiu que os dados não mostram contato. Vale destacar que a Fifa ainda vai se pronunciar sobre o autor do gol, que por enquanto foi dado a Bruno Fernandes.
Todas as bolas usadas na Copa do Catar possuem um chip
Vale informar que a tecnologia de chip está presente em todas as bolas usadas nesta Copa do Mundo no Catar. E ela indicou que Cristiano Ronaldo não foi o autor do primeiro gol de Portugal no triunfo contra o Uruguai. Essa foi a garantia da fabricante do material, que deixou claro em nota ao jornal “Daily Mail” e outros veículos britânicos como “The Athletic” e “Sky Sports” de que as informações não mostram nenhum toque de CR7 com a bola após o cruzamento de Bruno Fernandes, que acabou sendo considerado oficialmente o autor do gol pela Fifa.
“Na partida entre Portugal e Uruguai, usando a Connected Ball Technology colocada na Al Rihla, bola oficial da Adidas, somos capazes de mostrar definitivamente nenhum contato de Cristiano Ronaldo na bola no gol de abertura do jogo. Nenhuma força externa na bola pôde ser medida, conforme mostrado pela falta de um “batimento” em nossas medições. O sensor IMU de 500Hz dentro da bola nos permite ser altamente precisos em nossa análise.” diz o comunicado publicado pelo jornal inglês.