A festa ainda não acabou para a tri da Libertadores. Na noite de domingo, o Flamengo comemorou o título em uma casa de festas na zona sul do Rio de Janeiro. Lá, o vice-general Rodrigo Dunshee de Abranches definiu que o clube estava em um patamar diferente e previu que o mercado de jogadores estaria aquecido.
A largada estava marcada para às 19h30, a comemoração começou com um pequeno atraso. Os zagueiros Pablo, Fabrício Bruno e David Luiz, o goleiro Santos e o atacante Pedro foram os primeiros a chegar – às 21h35 apareceu o herói da conquista Gabigol, seguido por Filipe Luís e João Gomes. O técnico Dorival Júnior também esteve presente. Além de Dunshee, outros líderes foram vistos. Antônio Alcides, presidente do Conselho Deliberativo, foi um deles.
A taça foi levantada no dia anterior com uma vitória por 1 a 0 sobre o Athletico em Guayaquil, Equador. Neste domingo, Rodrigo Dunshee de Abranches revisou as mudanças que estão chegando ao elenco:
“Teremos uma janela para sacudi-la, reforçada. As pessoas vão, as pessoas vêm. Tem que ter cabeça, saber planejar direito. Temos uma equipe técnica que apoia a diretoria em todas as contratações. Ninguém está inventando nada. Acho que temos uma chance nesses mundos, podemos vencer. Em fevereiro, a equipe será carregada novamente. Agora é terminar esse Brasileirão, tirar férias e voltar para o Mundial.
Diego Ribas, Diego Alves e Filipe Luís estão sem contrato.
O gol do título foi marcado por Gabigol aos 48 minutos do primeiro tempo. O Fla aproveitou a demissão do zagueiro Pedro Henrique para construir um resultado com um homem a mais. O time carioca já soma 23 troféus entre competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais no século 21 e é o time brasileiro com mais títulos desde 2001.
Os jogadores rubro-negros comemoraram a conquista no Estádio Monumental de Guayaquil e voltaram ao Rio de Janeiro na manhã deste domingo. Apesar da orientação de não ir ao aeroporto, alguns torcedores receberam o time no Galeão.
Como não houve festa com a torcida por causa da eleição, os atletas se separaram logo após o desembarque, cada um no seu carro acompanhado de amigos e familiares. O elenco deve comemorar com os flamenguistas durante a semana.
Após conquistar a Libertadores, Flamengo igualará São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio como o brasileiro com mais títulos na maior competição do continente. O recordista é o Independiente-ARG com sete taças, a última em 1984.